Confira algumas dicas essenciais para você e seu veículo.
Manutenção preventiva
Atenção
Pneus
Calibrar os pneus uma vez na semana é algo obrigatório e alem de evitar desgaste irregular nos pneus essa prática ajuda na segurança, pois previne a falta de aderência em piso molhado e ajuda a economizar combustível.
O rodízio é algo fundamental para a durabilidade do conjunto de pneus, até por que muitas inclinações de cambagem provocam um desgaste irregular nos pneus e somente o rodízio equilibra esse desgaste de forma uniforme, ou seja, cuidado com empresas que alinham o sistema de forma a evitar esse desgaste, pois isso está colocando sua segurança em risco, já que economiza pneu e em contra partida tira a estabilidade do veículo.
O que fazer antes de levar o seu veículo para uma manutenção?
O que você consumidor deve fazer antes de levar o seu veículo para uma manutenção?
1. Antes de ir até uma oficina mecânica, gaste cinco minutos para fazer uma relação escrita com suas próprias palavras do que seu veículo está fazendo ou deixando de fazer, anotando todos os detalhes, assim como em uma consulta médica onde você relata o que está sentindo ao seu médico. Seu veículo está fazendo um barulho? Descreva o tipo de barulho. De onde o barulho parece ser proveniente? Você está sentindo o carro lento? Descreva quando acontece com que freqüência acontece e sob que condições acontecem. Anote tudo. Evidentemente, não faça isso enquanto você está dirigindo o veículo!;
2. Tendo suas anotações em mãos, visite sua oficina de confiança. Se ela estiver aplicando os procedimentos técnicos que a ABNT atribuiu para os serviços automotivos, o profissional terá a mão, uma norma do sistema se ela existir, e não existindo a especificação do fabricante que o ajudará a realizar o diagnóstico;
3. Consulte sempre se a sua oficina de confiança oferece algum programa de manutenção preventiva e o que isto pode representar de economia e segurança para você e sua família.
Não deixe seu carro nas mãos de uma oficina mecânica até que:
1. Você esteja satisfeito com o que ouviu;
2. Você e o profissional que lhe atendeu concordem com uma seqüência de ações;
3. Você tenha recebido um check-list dos itens acordados para verificação.
Observação: Não se esqueça do orçamento aprovado que também deve estar aprovado por você e que está previsto no Código de Defesa do Consumidor.
Uma vez que você fez a sua parte, descrevendo o problema de seu veículo o mais claro possível, faça perguntas. Nenhum bom profissional escutará sua descrição do problema e simplesmente lhe dirá “OK”, eu conserto isto. Peça ao profissional quais as suas recomendações sobre o que é exigido ou sugerido efetuar, conserto ou substituição. A oficina pode cobrar por um diagnóstico, pois assim o profissional poderá definir o (s) problema (s). Esse é um dinheiro bem investido.
Faça perguntas como:
- Quais são as causas do defeito que se apresenta?
- Quais as recomendações de serviço indicada pelo fabricante para aquele veículo?
- O problema pode ser consertado ou vai exigir a substituição de peças?
- Quais as condições gerais para a execução do conserto?
- O conserto poderá acontecer, sem afetar outros sistemas do veículo (como por exemplo, correias ou mangueiras que precisarão ser somente desconectadas ou substituídas como parte do conserto?
- Quanto tempo levará o conserto?
Nunca tenha receio de fazer perguntas. Lembre-se que a única pergunta boba é aquela que não foi feita!